segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
sábado, 29 de dezembro de 2007
Filme - encontro de 2005
Viva a alegria
e a boa disposição!
"E que tudo o mais vá p'ró inferno",
como diz a canção!
O Bolo de 2007 (encontro anual)
O Bolo estava muito bonito, o gosto ainda melhor, mas nada comparado ao sabor da amizade e fraternidade que unia os presentes.
Parabéns a toda a Malta de 64 (presentes e ausentes).
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
"malta" - definição do vocábulo
A palavra "malta" pode, se procurarmos no dicionário, ter significados muito diferentes. Assim, no Dicionário on-line da Wikipédia, como nome colectivo, diz significar "colectivo de desordeiros, desocupados, vagabundos". No sentido figurativo, "agrupamento de indivíduos para agredir alguém".
No dicionário ilustrado Verbo, aparecem como seus sinónimos: "súcia; caterva; reunião de indivíduos de baixa condição; grupo de trabalhadores que se transportam de um lado para o outro em busca de trabalhos agrícolas; ciganagem; vadiagem; vida airada."
Já no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o vocábulo aparece assim definido: "conjunto ou reunião de pessoas de baixa extracção social; escória; ralé; (...) reunião de pessoas de baixa índole, bando; súcia". Ainda no mesmo local, mas no sentido figurativo que é dado à palavra, afirma ser "grupo de amigos, pessoal".
Ora é precisamente esta última significação (em uso pelo menos desde o ano de 1858) que se adequa mais ao nosso grupo, à "malta de 64" e que, felizmente, nada tem a ver com o sentido pejorativo que é dado à palavra.
E de 64 porquê? Pelo simples motivo de termos todos um factor em comum: o ano de nascimento, ou seja, 1964! De resto, cada um é uma espécime ímpar!... Na vida, no feitio... Enfim, um somatório de individualidades que constituem o todo: a inigualável, espectacular, divertida, maravilhosa, simpática, jovial (apesar de alguns cabelos brancos...) formosa, educada, "bué de fixe"... MALTA DE 64!!!!!!!!
Como curiosidade, fique-se ainda a saber que o vocábulo "malta" era também atribuído pelos antigos a uma espécie de cimento usado para emboçar as muralhas e que consistia uma mistura de pez, cera, gesso e gordura.
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Bem-vindos ao Blog da Malta de 64
A Santa Apolónia inspira-nos a novas iniciativas e este blog vai ser um espaço de comunicação entre nós, onde cada um pode expôr os seus comentários, adicionar imagens (fotos), vídeos, etc.
Viva a malta de 64.
Viva a malta de 64.
Subscrever:
Mensagens (Atom)