sábado, 26 de dezembro de 2009

As minhas filhós!

Neste Natal, para seguir a tradição da minha família, também fiz as minhas filhós, por altura do Natal. Como ficaram muito boas, aqui vos deixo a receita, que cada qual pode ir variando ou mudando as quantidades (fazendo a respectiva proporção), se as quiser fazer para o próximo Natal ou em qualquer outra altura.
Ingredientes: 5kg de farinha sem fermento tipo 55 (eu fiz com a farinha da nossa terra, ou seja da fábrica Lusitana); 2,5 kg de farinha com fermento Branca de Neve superfina; 800g de açúcar branco granulado; 59 ovos; 4 ou 5 laranjas (sumo de todas e raspa de 2 ou 3, dependendo do seu tamanho); 2 paus de canela; 20 gr de canela em pó; 0,5 litros de aguardente; 1 litro de azeite; 80 gramas de fermento de padeiro em barra; sal (1 colher de sopa rasa, por cada quilo de farinha, mais ou menos 35 gramas para os 7,5Kg).
Pré- Preparação: Na véspera (cerca de 12 horas antes) faz-se a "crescentada", ou seja, faz-se levedar o fermento, desfazendo-o em água morna e adicionando farinha sem fermento suficiente até desgarrar da bacia e fazer uma espécie de pão. Deixa-se esse "pão em massa" a levedar em local aquecido (tipo junto da lareira, dentro de uma cama, etc).

Preparação da amassadura das filhós:
Primeiro partir os ovos para uma panela que possa ir ao lume (chama do fogão); devem-se partir um a um, para ter a certeza que estão todos bons. À parte, juntar a aguardente, os paus de canela, o sumo das laranjas, a raspa das laranjas e o açúcar e levar a aquecer tudo junto numa vasilha até estar bem quente (não deixar ferver); aquecer igualmente o azeite, noutra vasilha. Juntar a "crescentada" aos ovos, assim como o sal e levar a panela dos ovos ao lume (fraco), mexendo com a mão bem lavada no fundo, para não deixar cozer os ovos, até se aguentar a mão (relativamente quente); enquanto isso e em simultâneo, vai-se desfazendo o crescente o melhor possível nos ovos. Depois de quente, desligar o fogão e bater com a batedeira eléctrica (a que se usa para bater as claras em castelo) bastante bem.
Deitar a mistura dos ovos com o fermento e o sal de preferência numa masseira de madeira (pode ser uma bacia de plástico redonda grande). Ir juntando farinha, à qual se juntou a canela em pó, e bater um pouco até fazer uma massa homogénea. Adicionar a mistura da aguardente com o açúcar e as laranjas e continuar a amassar (ir juntando farinha); por fim, envolver, aos poucos, o azeite bem quente. Deitar mais farinha, se necessário, e amassar mais um pouco. Quando a massa se começa a despegar das mãos e das bordas da masseira, limpar as mãos, com farinha e começar a "tender", ou seja (o que é um pouco mais difícil em todo o processo) despegar a massa, de forma a que ela rebole na masseira de um lado para o outro, como se fosse um pão grande, sem se pegar às mãos e a lado nenhum. Sempre com as mãos limpas de massa e bem enfarinhadas, vai-se descolando a massa com o auxílio de alguma farinha e uma rapadora de metal. Com as mãos em punho fechado e enfarinhadas, vai-se "apunhando" a massa, de forma a ir-lhe envolvendo farinha suficiente para ficar sem pegar às mãos e à vasilha, mas sem ficar a massa "pesada", isto é, com demasiada farinha e como se diz por cá "amassarucada". Vai-se tombando a massa (sem a partir) de um lado para o outro, tendo o cuidado de ir deitado farinha à volta, na vasilha, para não pegar. Ao mesmo tempo vai-se "apunhando", até rolar com facilidade, sem pegar e ainda "correr", sem, estar endurecida. Colocar a bola de massa numa bacia untada de azeite e levar a levedar cerca de 2 h30min em local quente (pode levar 3 horas ou mais). Eu coloco dentro de uma cama, bem tapado e com botijas de água quente à volta. Fazer três cruzes na massa, com a rapadora e fazer as rezas respectivas (opcional, claro!). Quando fermentado, as cruzes praticamente desaparecem e a massa cresce para o dobro ou mais. Tender, com bolinhas de massa, numa tábua de cozinha, as filhós, dar uns cortes longitudinais e fritar numa mistura de óleo de amendoim e azeite. Duas partes de óleo para uma de azeite. Com o óleo de amendoim não tomam espuma na fritura, o que é sempre desagradável e complica a tarefa.
As mãos devem estar limpas e enzeitadas enquanto se estica a massa para fazer o formato da filhó.O óleo deve estar bem quente, mas não demasiado, para não queimar a filhó, sem a cozer primeiro. Podem fritar-se numa sertã grande de metal, no lume tradicional, mas também se podem fazer num fogão a gás, tipo industrial.
Quando saem da sertã, enquanto quentes, polvilham-se de açúcar granulado branco.
E bom apetite!
Rezas: 1ª cruz - "Nosso Senhor te acrescente como às Almas no Céu para sempre!"
2ª cruz - "Em louvor de S. João se finte este pão"
3ª cruz - "Em louvor da Srª da Guia se finte e se coma com alegria!"

domingo, 20 de dezembro de 2009

Votos de Feliz Natal a todos!

A Malta de 64, de Alcains, desja a todas as pessoas do mundo (em especial às nascidas no ano de 1964) um excelente Natal e um Ano de 2010 pleno de realizações pessoais e profissionais.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Parabéns Fatinha!

13 de de Dezembro

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Parabéns São!

8 de Dezembro

Parabéns António Soares!

4 de Dezembro

Parabéns Apolinário!

2 de Dezembro

Peço-te desculpa, mas não tenho absoluta certeza do dia do teu aniversário. Se não foi dia 2, por favor, manda um mail com a data certa e... olha, desculpa! Conta a intenção! Ah... e já agora, desculpa o atraso, mas a minha vida tem sido complicada. Beijinhos. Ana

domingo, 6 de dezembro de 2009

Encontro de Natal 2009 - Programa

Aqui deixo o Programa do próximo encontro de Natal da Malta de 64, elaborado pela Comissão deste ano.
Natal a Malta 2009 - Programa

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Olá Malta...

Falhei o magusto ... e nem sei se alguém lá foi?! só por curiosidade. Foi um dia de chuva cinzento ... Eu não pude ir. O meu filho esteve doente. Mesmo muito. Mas já passou.

Vamos ao convívio de Natal?!

Espero estar lá com todos.

Espero rever todos e todas. Tenho muitas saudades de toda a gente. Um abraço do tamanho do Natal!

Cristina Granada

domingo, 8 de novembro de 2009


Bom ... isto de procurar o dia ideal não está fácil.

A proposta final seria dia 21 de Novembro, sábado, 15h00, na Santa Apolónia (a pedido dos mais saudosos dos magustos de quando eram miúdos...). Fica assim? É que depois já não haverá muitas mais hipóteses neste mês do "São Martinho". Cada um leva algumas castanhas, preparadas para assar... á maneira antiga.

Um Abraço

Cristina Granada

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Magusto



Olá Malta!
Concordo totalmente. Magusto, em Novembro. Que dia? 7 ou 14 (são dois sábados).
Também acho que deve ser para levar as nossas famílias. Partilhamos, cada um leva uma coisinha. Eu faço um bolo de chocolate muito bom ... A São Leão, a Teresa e a Ana Paula são testemunhas ... A ideia da casa dos pais da Ana Maria é muito simpática. Eu pessoalmente acho óptimo.
Abraço ... (esta semana começamos a conversar)
Cristina granada

domingo, 27 de setembro de 2009

Magusto para quando? Uma opinião.

Magusto que é magusto ocorre pelo S. Martinho, ou seja, em Novembro! Considero meados de Outubro ainda um pouco cedo, até porque as castanhas nessa altura ainda não são tão boas nem há tantas. E além disso... a água pé e a jeropiga novas ainda não devem estar capazes!
Que tal dia 14 ou dia 15 de Novembro? Ou então no fim-de-semana anterior, por volta do dia 7? Se não houver local adequado (que não seja público, tipo a Sta. Apolónia) pode ser na quinta do meu pai, na "Cruz das Almas", ou seja, na "Tapada das Sortes". Fica perto de Alcains e os acessos são bons (até dá para ir a pé). Há espaço bastante e, se chover, há casa (com WC e electricidade), embora não muito grande. Não é fina, mas... pelo menos estamos à vontade e podemos fazer o barulho que quisermos.
Deixem os vossos comentários à ideia. Penso que poderemos também levar as nossas famílias (maridos, esposas, filhos...), que vos parece? Era capaz de ser engraçado. E até poderemos fazer umas grelhadas de chouriças, morcelas e isso... Também se pode grelhar peixinho, por causa do colesterol...! Cada um que leve 250 g de castanhas e o resto que entender e a festa faz-se (quase sem despesas, que é o que convém em tempo de crise...). Vale o convívio e isso é que importa!

Parabéns Isabel!

 lindos recados e scraps para Orkut de parabéns e feliz aniversário!
27 de Setembro

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ok para o magusto


Olá Rui, Olá Ana, Olá todos ...

Magusto é fixe
Quando? Onde?
Acham bem dia 17 (sábado) ou 18 (domingo) de Outubro? Ou na semana seguinte?
Local?
Abraço

Cristina Granada

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

tenho saudades da malta



Olá Malta


Tenho saudades da Malta!


Pois ... por isso lembrei-me que podíamos fazer um convívio, onde iria quem quisesse, do grupo da malta64 (claro!!) ... com as nossas famílias ...


E desde já proponho um tema: "das Vindimas e do Vinho!!!" Original, não??


A data? quanto a mim, depois das eleições (antes que alguém se lembre de dizer que se faz campanha nos convívios ... ah! ah! ah! Sim), só depois do 11 de Outubro.


Local: a combinar


Data: a definir em conjunto


Aguardo sugestões


Beijinhos e abraços ............

domingo, 13 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Festa das Papas em Alcains - 29 de Agosto - "tiró milho"


Tal como a Cristina noticiou aqui no Blogue, na manhã de sábado do dia 29 de Agosto, um grupo de pessoas, entre as quais 5 elementos da Malta de 64, recreou a tradição de "tirar o milho" no dia da Festa das Papas (bodo). Com um bombo e uma concertina a dar o tom, dançaram e pediram o milho, que se resumiu essencialmente a dádivas em dinheiro, pois já ninguém tem milho, centeio ou trigo em casa para dar, como nos tempos antigos. Durante cerca de hora e meia, o grupo percorreu algumas ruas do centro da da Vila de Alcains. Como não podia deixar de ser, os velhinhos do Lar Major Rato também foram complentados com uma actuação. Ao longo do trajecto, várias pessoas se foram juntando, o que resultou bastante interessante. O grupo conseguiu juntar 190 euros (além de uma chouriça e um saquinho de feijão), valor que reverteu inteiramente a favor da Associação organizadora da Festa: ARCA.

Receita Anti-gripe A (segundo o Dr. Odair Alfredo Gomes

Porque achei interesante e sério, aqui deixo a citação de uma mensagem que recebi sobre a forma de melhor enfrentarmos a gripe A (ou qualquer outra infecção):
"Receita anti-gripe A REPASSEM... !!! É IMPORTANTE. A GRIPE CONTINUA AGINDO. É sempre bom se prevenir... A pedido de um amigo de pesquisas, (...) vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína). O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento). Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade. Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura. Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico. Coloque bastante cebola na sua alimentação Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistemaimunológico. Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora). Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas). Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico. O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe. Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados. Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação. Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você. Abraços 6 de maio de 2009 (uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse aos seus amigos... Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes Laboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina - Unaerp Fone: 36036744 ou 36036795 Cumprimentos"

Vídeo espectacular! O seu filho será igual a si amanhã!

Este vídeo, recebido via email, é bastante interessante e faz-nos reflectir sobre a influência que, diariamente, sem mesmo repararmos nisso, temos nos nossos filhos ou nas crianças com quem lidamos. Vale a pena ver com atenção, pois a responsabilidade que temos como formadores é enorme e importantíssima. Já lá dizia o povo: "Filho és, pai serás, assim como vires fazer, assim farás"!

Parabéns Joaquim Ricardo!

Gifs Gratis para Orkut !!
29 de Agosto

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Encontrei num site de divulgação nacional:

"Festa das Papas em Alcains
A tradicional Festa das Papas volta às ruas da vila dos canteiros, no próximo sábado, sendo esta realizada pela Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA).A origem desta tradição remonta ao ano de 1640, fruto de um promessa feita pelos alcainenses a S. Pedro, para afastar uma praga de gafanhotos que invadiu os campos de Alcains. Os crentes prometeram uma festa no primeiro fim-de-semana de Setembro, com festa religiosa no domingo e na segunda-feira era o dia do bodo das papas. Para organizar as festas era nomeada uma comissão de festeiros, um juiz, escrivão e tesoureiro.Cada festeiro encarregava-se de fazer um peditório na sua área e para isso convidava um rancho de rapazes e raparigas que iam tirar o milho isto é, davam a volta ao povo a bailar e cantar ao som de adufes, pífaros e castanholas, acompanhados por um homem casado com um saco às costas, a aparar as ofertas que eram de Milho miúdo (painço) ou dinheiro. Depois voltavam a casa do festeiro que lhes servia bolos e vinho, e em seguida iam para os moinhos manuais moer o milho, que se passa a chamar carolo. As papas são feitas pouco antes do pôr-do-sol em caldeiras de latão que se colocavam em cima de trempes, com lume por baixo, mexidas com colheres de pau muito compridas, pelas vizinhas da festeira. Estas têm direito a levar papas para casa, assim como as pessoas pobres. Antigamente eram salgadas, mas agora além de água e milho levam também leite, açúcar e canela. São vertidas para tabuleiros de madeira e cada pessoa serve-se".Fonte : Naturtejo

É agradável ver que falam bem de nós noutros blogs... chama-se "Centro de Portugal"

Olá Malta


No próximo dia 29 de Agosto vai haver "Festa das Papas" em Alcains.

Uma das últimas Festas Tradicionais que sobrevive em Alcains.

Pela manhã vai haver uma actividade que há muitos anos não se vê por altura desta festa: o "tirar milho".

Quem quiser pode juntar-se ao grupo: basta levar um lenço pelos ombros e uma bolsa de trapos (se for mulher), um colete e uma boina (se for homem). As Concertinas estão afinadas ... e eu vou lá estar. Se quiserem ajudar a recriar um momento genuíno das nossas tradições apareçam. Pode ser divertido. E uma coisa é certa, se nós não cuidarmos das mossas memórias, elas morrem mesmo. Beijinhos e abraços a todos.


Cristina Granada

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pegadas de Dinossauros na Serra de Aire - Vale a pena visitar!

O Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros da Serra de Aire, fica situado no extremo oriental da Serra de Aire, a poucos quilómetros de Fátima, na localidade de Bairro (e próximo de outras localidades como Pafarrão, Maçaroca e Rexaldia), em pleno Parque Natural da Serra de Aire e de Candeeiros. É de fácil acesso, já que a entrada do Parque fica a poucos metros da estrada. As pegadas, com mais de 175 milhões de anos, de enormes dinossauros herbívoros (dinossáurios sauróupodes) foram postas a descoberto numa pedreira (Pedreira do Galinhas) e constituem o maior trilho de pegadas de dinossauro do mundo (com mais de 1000 pegadas e 20 trilhos).
A visita ao parque consta da observação de um vídeo e de um percurso pedestre com cerca de 1000m, ao longo do qual se encontram vários painéis informativos. Depois de perceber o que são as pegadas, facilmente conseguimos visualizar os trilhos de pegadas.
Vale bem a pena visitar este monumento histórico natural. Aconselho vivamente uma visita a este local, a sós ou em família.
Horário: de Terça a Domingo
das 10h-12h30min; 14h-19h
telefone: 249530160
email: dinossaurios@hotmail.com
Morada: Estrada de Fátima
Bairro
2490-216 OURÉM

Parabéns Manuel!

Aniversario
21 de Agosto

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Salgadinhos - Receitas

Desta vez partilho convosco uma compilação de receitas de salgadinhos muito bons, efectuada pela Escola onde estive no ano lectivo anterior.
Receitas de Salgadinhos excelentes

Receitas de pão Caseiro

Olá Malta! Agora que estamos em período de férias, temos mais tempo para experimentar coisas novas. Aqui vos deixo algumas receitas (excelentes) de pão caseiro, que tanto pode ser feito no forno de lenha como no eléctrico. Atrevam-se a experimentá-las e verão que valem mesmo a pena.
Depois digam como saiu e quanto sabia!
Receitas Diversas de Pão Caseiro

quarta-feira, 22 de julho de 2009

domingo, 19 de julho de 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

domingo, 12 de julho de 2009

Gripe A/gripe normal - nada de stresssssssssss!


Agora que anda tudo a ficar meio apavorado com a história da gripe A, aqui vos deixo uma imagem que nos pode ajudar a distingui-la da gripe normal. Convém, acima de tudo, não entrar em pânico se alguém aparecer engripado!

terça-feira, 7 de julho de 2009

parabéns amiga

Fico muito feliz por saber que conseguiste. Finalmente! Isso dos "santos da casa" não te rales ... já és crescidinha para saberes que nunca agradamos nem a gregos nem a troianos !!! (sim ... não escrevi por engano "nem ... nem"). Chegou a altura de pensares em ti e nos teus. Ficas mais perto de casa, aliás ficas "em casa", ah ah ah ... e não penses que estou a dar lições de egoísmo ... mereces porque conquistaste o teu lugar. E depois ... pensavas que serias "santa" .... hum!
Não leves a mal a brincadeira, estou mesmo contente! E agora vais ter mais tempo e vamos fazer o tal "blogue" ou "site" sobre Alcains?
Parabéns Ana
Um beijinho a todos. Estou convencida que partilhamos todos a tua alegria.

Cristina Granada

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Finalmente em "casa"! Custou, mas foi!

Finalmente, depois de 24 anos de trabalho, consegui entrar no meu concelho e ficar colocada mais perto de casa! Ainda nem caí em mim, mas os próximos 4 anos, se Deus quiser, vou leccionar no Agrupamento José Sanches de Alcains. Agora espero que a minha actual alegria não dê me tristeza, pois "santos da casa não fazem milagres"! Enfim, pelo menos já não terei de fazer 100 km diariamente!

Parabéns António Bemposta!

Aniversario
5 de Julho

sexta-feira, 3 de julho de 2009

sexta-feira, 26 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009


Olá Ana
concordo com o Rui ... para ti um milhão de parabéns e muitos beijinhos ... não me lembrei do dia mas estás sempre no coração ... com muita amizade

Cristina Granada
Ana,
é uma tremenda injustiça, tu não te esqueceres de nenhum e todos se esquecerem de ti. Assim sendo com alguns dias de atraso, Parabens para ti, espero que tenhas tido um dia muito feliz.
Beijinhos

domingo, 21 de junho de 2009

Parabéns Idílio!

Aniversário atrasado...
16 de Junho
Olá Idílio. Desculpa tanto atraso (eu de facto não esqueci, mas com tanto trabalho que tenho nesta fase do ano lectivo, que até me passou...). Nunca me deveria ter esquecido o teu aniversário, já que fazes um dia a seguir a mim, mas a cabeça já não é o que era...!
Boa sorte! Beijinhos!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sentidos pêsames amiga Paula Bispo!

À nossa amiga Paula Bispo endereçamos os nossos sentidos pêsames, pela morte recente de seu pai. Que Deus tenha a sua alma em eterno descanso!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

quarta-feira, 3 de junho de 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

sábado, 30 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Santa Apolónia 2009 - pequeno apontamento

Para quem não pôde estar presente, aqui deixo um pequeno apontamento sobre a missa e a procissão de Santa Apolónia, que se realizou este ano no dia 24 de Maio. Não havendo festeiros (o que foi uma pena), apenas aconteceu a parte religiosa. Muitas famílias cumpriram também a tradição de comer a sua merenda no recinto. Pena foi à tarde ter caído uma boa trovoada.
Pode ser que para o ano algum grupo ou pessoas particulares se atrevam a "pegar" novamente nesta festa tão interessante. Basta seguir o exemplo da Malta de 64!

Parabéns Joaquim Apolinário!

Feliz Aniversário
24 de Maio
Parabéns Joaquim! Foi pena a banda de Tinalhas este ano não ter estado na Santa Apolónia, pois a festa calhou mesmo no teu dia!
Gostamos muito que agora faças parte da nossa "Malta"! Felicidades!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Festa de Santa Apolónia 2009

No próximo domingo, dia 14 de Maio, acontece em Alcains mais uma festa de Santa Apolónia, ainda que este ano seja de cariz essencialmente religioso, uma vez que, a seguir a nós, ninguém mais "pegou" na Festa.
A celebração da missa será às 12 horas e o terço às 17 horas.
Quem quiser, como é tradicional, poderá comer a sua merenda no recinto e eventualmente partilhá-la com mais alguém.
Penso que seria interessante que a Malta, com a camisola que foi usada na Festa de Santa Apolónia 2008, participasse pelo menos na celebração da missa, dando cumprimento à tradição de serem os festeiros do ano anterior a levar em procissão uma das santinhas.
Vamos lá? Digam alguma coisa a respeito.
E já se passou um ano, desde aquele dia inesquecível em que a Malta de 64 foi festeira de Santa Apolónia! Como o tempo voa!

Parabéns Cristina Granada!

Aniversario
18 de Maio