Neste último dia do ano, venho desejar a todos um excelente ano 2011, repleto de realizações pessoais e profissionais.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Fogueira do Menino Jesus, em Alcains - uma tradição que se mantém!
Tal como é tradição, mais uma vez este ano os alcainenses puderam assistir ao acender da fogueira (ou madeiro) em Alcains, na noite de Natal. Tal como é costume, a lenha foi recolhida pelos rapazes do "número", ou seja, daqueles que estão em idade de ir à Tropa (cumprir o serviço militar). Desta vez,foram os nascidos em 1991! Como o largo disponível para a fogueira agora é bem maior do que antigamente, o tamanho da fogueira tem crescido nos últimos anos e, consequentemente, o espectáculo também. Este ano, felizmente, a madeira ardeu bem, com rapidez, não tendo sido necessário recorrer em excesso ao uso de combustível (sempre poluente) e os rapazes (e raparigas) de 91 puderam cumprir o que prometeram publicamente: conseguir este ano uma fogueira mais ecológica! Correu bem o madeiro de 2010 e a Malta de 19991 está de parabéns!
Estando as tradicionais fogueiras ligadas ao religiosismo pagão e aos rituais de passagem (de iniciação na vida adulta dos jovens de uma comunidade), em Alcains tal não é excepção. Há muitos anos atrás eram os pastores e ganhões que disputavam a elaboração da fogueira, mais tarde pasaram a ser os rapazes que iam à tropa e tal ainda hoje acontece.
Quando a fogueira era feita em frente à igreja, o espaço era reduzido e as fogueiras não muito grandes, pois a lenha era acartada com carros de bois. Mesmo assim, num ano em que terá sido maior, o sino caiu e teve de ser reparado (daí agora estar menor e o seu timbre já não ser tão bom). Nos últimos anos em que a fogueira ainda se realizou em frente à igreja, muitas casas ficaram com os vidros partidos e com a tinta das paredes e portas danificadas, pelo que, apesar da contestação de alguns, foi bom ter sido mudado o local, que é agora muito mais apropriado e menos perigoso.
O que talvez muita gente não saiba, é que até há cerca de 50 anos atrás, em Alcains não havia só a fogueira do Menino Jesus, mas também a fogueira de Nossa Senhora, padroeira de Portugal e da nossa vila, no dia 8 de Dezembro. Era feita pelos lavradores e ganhões, que eram normalmente "festeiros". Quando a festa de N. Sª deixou de ter festeiros, acabou-se a fogueira nessa data e ficou apenas da noite de Natal.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Presépios de Natal - exposição temporária no Museu do Canteiro, em Alcains - Uma visita aconselhada!
Olá Malta!
Este ano, infelizmente, por razões familiares e também profissionais, não pude estar convosco no Jantar de Natal, mas gostaria de saber como correu. Que tal publicarem (ou mandarem-me, que eu publico) um resumo do que ocorreu?
Entretanto, venho aconselhar a todos os Malteses de 64 e não só, uma visita ao nosso belo Museu do Canteiro, para se encantarem com a enorme e maravilhosa colecção de presépios portugueses e não só, que ali se encontra temporariamente. Há-os de todos os tamanhos, utilizando variadíssimos materiais e técnicas. Acreditem que vale a pena uma visita atenta. E há alguns exemplares que estão à venda!
Este ano, infelizmente, por razões familiares e também profissionais, não pude estar convosco no Jantar de Natal, mas gostaria de saber como correu. Que tal publicarem (ou mandarem-me, que eu publico) um resumo do que ocorreu?
Entretanto, venho aconselhar a todos os Malteses de 64 e não só, uma visita ao nosso belo Museu do Canteiro, para se encantarem com a enorme e maravilhosa colecção de presépios portugueses e não só, que ali se encontra temporariamente. Há-os de todos os tamanhos, utilizando variadíssimos materiais e técnicas. Acreditem que vale a pena uma visita atenta. E há alguns exemplares que estão à venda!
Deixo aqui uma pequena mostra fotográfica, para aguçar o apetite e a curiosidade.
Venham todos até Alcains ver esta exposição e aproveitem para visitar este nosso Magnífico (e original) Museu.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Terapia do elogio
Recebi esta mensagem por email e achei-a tão interessante, que a resolvi publicar aqui. Espero que meditem nela e a passem a praticar!
Arthur Nogueira (Psicólogo)
TERAPIA DO ELOGIO
Arthur Nogueira (Psicólogo)
Terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram numa recente pesquisa que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, o carinho é cada vez menos, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros.
Por isso, as relações de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos a elogiar-se; etc.
Só vemos futilidades: valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências.
A ausência de elogio afecta muito as pessoas e as famílias.
Há falta de diálogo nos lares. O orgulho e a agitação da vida impede que as pessoas digam o que sentem.
Depois despejam-se essas carências nos consultórios.
Acabam-se casamentos, alguns procurando noutra pessoa o que não conseguem dentro de casa.
Vamos começar a valorizar as nossas famílias, os nossos amigos, alunos ou subordinados.
Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza do parceiro ou parceira, o comportamento de nossos filhos.
O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho fica feliz por ser louvado, o pai e a boa mãe sentem-se bem ao serem amados e amparados.
O amigo quer sentir-se querido.
Vivemos numa sociedade em que cada um precisa do outro; é impossível uma pessoa viver sozinha e sentir-se feliz. Os elogios são forte motivação na vida de cada um.
Quantas pessoas posso fazer hoje feliz elogiando-as de alguma forma.
Começa agora!
És uma pessoa maravilhosa!
Desejo-te um excelente e feliz dia!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Jantar de Natal da Malta de 64 - primeiras informações
Tal como vem sendo hábito, desde há 6 anos a esta parte, a Malta de 64 (rapazes e raparigas) de Alcains irá encontrar-se por altura do Natal. A Comissão está já a organizar o evento, mas para melhor poder acertar com o restaurante (que este ano, ao que sei, será diferente), precisam de concordar numa data. Surgem 4 hipóteses e que são: 4 de Dez; 11de Dez; 18 de Dezembro ou 23 de Dezembro. Principalmente os Maltezes "de fora" seria bom darem a sua opinião sobre a melhor data, por forma a que a maioria dos elementos possa estar presente.
Agradece-se que cada um contacte a organização (por mail ou sms), o mais urgentemente possível, a fim de dar a sua opinião sobre a data que prefere e informar se tenciona ou não estar presente, para se fazer uma estimativa do número de pessoas que poderão ir ao jantar. Lembro que a Comissão organizadora é cosnsituída pelos seguintes elementos: Paula Rolão; Anabela Candeias; Hélia Gregório; Alcina; Vítor Balaia; Carlos Godinho; Manuel Prata e Tó Soares.
Entretanto aqui no Blogue vai estar disponível um um inquérito de opinião, em que cada um poderá manifestar-se quanto à data que prefere. Gostaríamos que participassem. Obrigada.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Achado arqueológico na Capela de S. Domingos em Alcains
A quando das obras de restauro da Capela de S. Domingos, à entrada oeste de Alcaíns, próximo à A23, foram descobertas, por baixo do altar em ruínas, duas colunas que terão pertencido, ao que tudo indica, a um antigo lugar de culto romano, em honra da deusa Ísis. As duas colunas contém inscrições em muito bom estado de conservação e de uma qualidade, para a época, muito boa. Tendo estado enterradas, ter-se-ão conservado melhor. As relíquias romanas encontradas terão perto de 2000 anos, o que prova a existência do culto religioso na região ainda muito anteriormente à era Cristã. Tudo indica que a localização (algo estranha e inesperada) da capela se deva ao facto de ter sido edificada sobre ruínas religiosas já aí existentes. Actualmente, os dois achados arqueológicos encontram-se em estudo pelas universidades de Lisboa e Porto para averiguar o seu real valor histórico. Entretanto, no altar-mor da capela, por baixo do nicho de S. Domingos, pode ser vista a fotografia das relíquias encontradas, que assim fica a assinalar o importante achado.
Colunas romanas encontradas na capela de S. Domingos - Alcains |
Segundo a Wikipédia, Ísis foi uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano. Foi adorada como modelo da mãe e da esposa ideais, protectora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade.
Ísis também foi conhecida como a deusa da simplicidade, protectora dos mortos e deusa das crianças de quem "todos os começos" surgiram, e foi a Senhora dos eventos mágicos e da natureza.
Para quem não conhece S. Domingos, que foi um grande pregador do séc. XIII, espalhador por todo o mundo da fé cristã, aqui fica uma fotografia da imagem do Santo pertencente à capela de Alcains.
São Domingos - capela de Alcains |
S. Domingos tem aos pés um cão com uma vela acesa, pois a sua mãe, enquanto estava grávida, terá sonhado com um cão com uma tocha acesa na boca a dar a volta ao Mundo, simbologia do espalhar da Fé.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Acta do encontro da Malta (Natal 2009)
A pedido da Organização do encontro de Natal da Malta de 64, aqui vos deixo a cópia da acta alusiva.
A proveito para desejar a todos os malteses Boas Férias!
Ah! E fico à espera de comentários, aqui no blogue!
Acta Malta 64 - Natal 2009
A proveito para desejar a todos os malteses Boas Férias!
Ah! E fico à espera de comentários, aqui no blogue!
Acta Malta 64 - Natal 2009
sábado, 15 de maio de 2010
Saudades de Todos!
Olá pessoal!
Que é feito de todos? Está tudo tão calmo aqui no Blogue!...
É só para dizer que ainda aqui estou (graças a Deus!) e com saudade, principalmente dos que estão longe. Vão dando notícias!
Até um dia destes.
Divirtam-se (não trabalhem muito...) e alegrem-se: as férias estão próximas (pelo menos para aqueles que as podem gozar no Verão). Beijos a todos e tudo de bom. Mesmo do bom!
Passei há pouco pelo recinto de Santa Apolónia e já havia muita animação. É só para lembrar o pessoal (especialmente os que estão fora) que este fim-de-semana é a romaria de Stª Apolónia. Ide lá, nem que seja para recordar a nossa participação (inesquecível) como festeiros há algum tempo atrás.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Carnaval 2010
"A vida são 2 dias e o Carnaval são 3" ... não é assim que a malta costuma dizer, a brincar, para não pensar na velocidade alucinante a que isto tudo passa???!!! ...
Pois é! Tenho saudades da Malta de 64 ... a Malta mais FIXE do mundo!
Por isso aqui fica um novo desafio: Vamos festejar o Carnaval, a Associação de Caçadores cede-nos o espaço por uma comparticipação muito simpática, basta cada um trazer o que quiser - tipo pic - nic, comidinha simples para comer com as mãos ... tipo feijoada!!! ah ah ah! não, a séria, tipo pasteis e empadas e bolinhos, por uma noite a malta aguenta bem sem faca nem garfo, não é?! E uns bolinhos!!! Eu faço um bolo de chocolate que é de lamber os dedos ... E convidamos as famílias, os maridos, as mulheres, os filhos, os irmãos, os primos ... só gente boa, cada um saberá escolher.
Cada um leva comida em quantidade suficiente para si e os seus. E depois põe-se na mesa e partilhamos tudo. Parece bem? Eu trato das músicas e tenho uns CDs de Karaoké que põe toda a gente a cantar que é um regalo ... e a dançar!
É Carnaval, até eu canto!!! Ninguém pode levar a mal!!!
Digam qualquer coisa, têm os meus contactos.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
2º aniversário do Blogue da Malta de 64 de Alcians e outras considerações
O nosso Blogue completou o 2º ano de vida, com mais de 30 mil visitas. Gostaria que a Malta participasse mais nele, quanto mais não fosse colocando comentários, mas acredito que a maioria o visite regularmente. Pena que apenas eu, a Cristina e (por vezes) o Rui coloquemos mensagens. Pode ser que neste novo ano de 2010 mais alguém se atreva a participar! Eu vou tentar continuar a manter o blogue vivo, mas às vezes isto mais parece um monólogo!
Sendo o meu tempo (a nível pessoal e profissional) cada vez mais ocupado, não me sobra muito tempo para me dedicar ao Blogue. Peço colaboração, por favor!
Este ano, peço desculpa, mas não vou colocar mensagens de Parabéns, pois começa a ser repetitivo e corro sempre o risco (desagradável) de me esquecer de alguém . Colocarei no final do Ano um Gif para todos. Ok?
Sendo o meu tempo (a nível pessoal e profissional) cada vez mais ocupado, não me sobra muito tempo para me dedicar ao Blogue. Peço colaboração, por favor!
Este ano, peço desculpa, mas não vou colocar mensagens de Parabéns, pois começa a ser repetitivo e corro sempre o risco (desagradável) de me esquecer de alguém . Colocarei no final do Ano um Gif para todos. Ok?
Bom Ano e muitas felicidades para todos!
Encontro de Natal da Malta
Desejando a todos os "Malteses" um excelente 2010, aproveito para deixar o slide com as fotos do encontro de Natal de 2009, realizado no dia 19 de Dezembro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)