sexta-feira, 3 de abril de 2009

Receitas de Bolos e "Doces" (bolos secos) de Páscoa recolhidas em Alcains e Escalos de Cima

Oi Malta, como sei que as raparigas e alguns rapazes do nosso grupo têm o gosto pela culinária e como estamos quase na festa da Páscoa, quero compartilhar convosco as minhas melhores receitas da doçaria típica da nossa terra e região. As receitas são mesmo típicas daqui e foram recolhidas em Alcains e Escalos de Cima. Podem fazer todas, que são todas excelentes! Depois de experimentarem e degustarem, deixem aqui os vossos comentários (que sejam da "Malta 64" ou não!).
Boa Páscoa e Boa culinária!
Bolinhos secos (Doces) de P áscoa típicos de Alcains_Escalos de Cima

3 comentários:

HD - Porto disse...

Professora Ana Maria

A doçaria típica da nossa terra e região , é outro dos nossos cartões de visita que temos que preservar. Bolos simples mas de grande valor e enorme sabor.

Recordo-me da minha mãe a fazê-los por esta altura da Páscoa ( nomeadamente os Bolos de Leite , Broas de Mel , Esquecidos , Biscoitos e Borrachões ). Havia também a tradição de levar aos vizinhos , uma bandeja com uma amostra do que tínhamos confeccionado. Que saudades desses tempos.

Quem não conhece a doçaria típica da nossa região e a prova pela 1ª vez , fica rendido , acredite !
E os esquecidos nunca a esquecem :)

Fico abismado quando vejo “ réplicas ” em hipermercados ( a preços que nem comento ).

Bem-Haja pela lembrança.

Agradeço também as suas palavras ( bem como as da Drª Cristina Granada ) para comigo e o destaque que deu/deram ao blogue que elaborei. Ele é o meu pequeno contributo para promover e divulgar a Vila que me viu crescer e que deixei fisicamente há pouco mais de 15 anos , altura em que rumei a norte , mais precisamente à Cidade Invicta.

Como referi , não é possível actualiza-lo com a regularidade com que eu mais desejava , por motivos pessoais e , claro está , pela distancia física que me separa da Vila. Contudo , estarei presente ( sempre que possível ) , contribuindo para que o nome de Alcains chegue mais longe.

Cumprimentos e informo de que adicionei o malta64-alcains.blosgpot.com à lista de blogues do alcains-em-mim.blogspot.com.

P.S. Participarei com enorme prazer ,aqui no vosso blogue sempre que me for possível. Um Bem-Haja e uma Feliz e Santa Páscoa para todos , é o que vos desejo.

Ana Maria disse...

Fico muito contente quando vejo pessoas com verdadeiro amor pela nossa terra. Espero que experimente, ou a sua esposa, as receitas, que são genuínas. Estão todas super experimentadas e podem fazer-se (em doses mais pequenas) perfeitamente no forno eléctrico vulgar (que é onde os faço a maioria das vezes). Fornos a lenha ainda há por aí muitos, mas a vida é tão agitada, que nem sempre há tempo para nos dedicarmos a tal tarefa (de "afornear"). Dá erro, mas é mesmo assim, é gíria local!

Adicionei aqui o seu blogue, pois além de muito interessante, temos todo o gosto (e prazer) em divulgar a nossa querida terra.
Visitou este fim-de-semana a feira do queijo? Talvez aqui deixe uma notícia e umas fotos da mesma.
Votos de boa Páscoa e força para continuar com o seu blogue.

HD - Porto disse...

Cara Professora Ana Maria

Peço-lhe desculpa só agora responder à sua pergunta .

Não me foi possivel ( por razões pessoais ) deslocar-me a Alcains e visitar a Feira do Queijo local que segundo sei , foi mais um êxito , contanto com cerca de 10mil visitantes. Veremos ( assim o desejo ) se para o ano , estarei presente na 5ªedição da mesma.

No que concerne às receitas que aqui nos trouxe , sei que os fornos eléctricos vulgares também se poderão utilizar , mas penso que utilizando fornos a lenha , a doçaria tem outro sabor ( e claro está , a quantidade é bem maior - é o que mais interessa - :) ), não sei se concorda ?

E depois , aquele aroma no ar à medida que transitamos pelas ruas e que nos acompanha , revelando que ali por perto há alguém a confeccionar essas nossas preciosidades tem qualquer coisa de mágico ,no meu ponto de vista.

Votos renovados de uma Santa Páscoa para si e todos os seus ,bem como para os restantes autores do vosso blogue e para todos os leitores do malta64 .