sexta-feira, 29 de agosto de 2008

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Convívio - FESTEIROS DE SANTA APOLÓNIA - 27 de Setembro de 2008


Participa-se a todos os festeiros de Santa Apolónia 2008, que se irá realizar um convívio no próximo dia 27 de Setembro, na "Casa dos Joões", em Santa Apolónia.
O convívio durará todo o dia e destina-se a todos os festeiros e suas famílias (marido ou esposa e filhos).

Apareçam e tragam a família. Vai por certo valer a pena, pois estão a ser preparadas actividades que irão animar o pessoal (miúdos e graúdos).

Solicita-se a confirmação de presença, bem como do número de pessoas, até dia 15 de Setembro, para os números de telefone: 939591378 ou 965636840.

Encontros da Malta - para quando algumas notícias aqui?

Parece-me que os rapazes da Malta de 64 de Alcains, como é seu habitual de há alguns anos para cá, se reuniram no Verão. Para quando uma notícia aqui para as raparigas (e os rapazes que não foram) saberem as novidades?
Sempre quero ver quem é o corajoso que se atreve a escrever aqui qualquer coisa...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Aniversários da Malta - Parabéns Manuel

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
21 de Agosto
Parabéns Manuel! Felicidades!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Natalidade em Alcains 1964 - dados curiosos

Ainda tendo por base os registos de Baptismo na paróquia de Alcains, verifica-se que em 1964 4 1965 se baptizaram 104 crianças nascidas no ano de 1964.
Partindo do princípio que a maioria dos residentes em Alcains naquela era baptizou os seus filhos (quase de certeza nos primeiros dois anos de vida), os resultados não andarão muito longe da realidade. Actualmente há ainda a acrescentar pessoas nascidas em 64 e que mais tarde vieram para aqui viver ou regressaram do estrangeiro ou do ultramar.
Fazendo uma análise à taxa de natalidade, por meses, verificam-se alguns dados curiosos: o mês com mais nascimentos foi Setembro, com 18 crianças nascidas; em contrapartida, o mês que teve menor natalidade foi Abril, com apenas 3 nascimentos.
Nasceram mais crianças no Verão e no Inverno do que na Primavera ou no Outono. Em consequência, e partindo da premissa de que as crianças nasceram de tempo (nove meses de gestação), a taxa de fertilidade foi distinta ao longo do ano, como se pode observar no esquema que se segue.

Ocorreram menor número de gravidezes no 1º e no 3º trimestre do ano. O Outono e a Primavera foram mais férteis que o Verão ou o Inverno. O Mês de Dezembro foi o mais "produtivo". Sem querer extrapolar os resultados, nesta amostra parece que os solestícios influenciaram negativamente a fertilidade e os equinócios positivamente.
Tendo em conta que àquela época o controlo de natalidade era quase inexistente, os resultados acabam por ser curiosos. Tudo parece indicar que o próprio clima, para além do ritmo de trabalho sazonal, influenciavam o número de gravidezes e posteriores nascimentos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Malta de 1964 de Alcains - alguns DADOS ESTATÍSTICOS

A partir da observação dos registos de baptismo da paróquia de Alcains, nos anos de 1964 e 1965, podem retirar-se os seguintes dados estatísticos:

Rapazes nascidos em 1964

56

Raparigas nascidas em 1964

44

Total de crianças baptizadas

104

Filhos de pai incógnito

1

Já falecidos

2 rapazes

Nomes mais escolhidos

masculinos

José (13)

femininos

Maria (16 como 1º nome e 25 como 2º)

Outros nomes

masculinos

António (5)

Carlos (5)

João (3)

Jorge (3)

Manuel (3)

Víctor (3)

femininos

Ana (3)

Elsa (4)

Mª de Lurdes (3)

Mª José (6)

Nomes únicos

masculinos

Adílio; Apolinário; Américo; Anselmo; Euclides; Ezequiel; Gonçalo; Henrique; Horácio; Idílio; Martinho; Pedro; Rui; Sérgio

femininos

Celsa; Deolinda; Graça; Graziela; Hélia; Idalina; Ilda; Irene; Margarida; Paula; Rosa; Teresa; Umbelina; Vera; Vitória

(Dados compilados por Ana Duarte em Agosto de 2008)

Que é da Malta? "Cadê" ela?!


Oi Malta!

Sei que é tempo de férias, mas, mesmo assim, sempre poderiam arranjar um tempinho para deixar algum comentário... enfim, mostrarem que estão vivos!

Se ninguém tem assunto, pelo menos digam-nos como passaram (ou estão a passar) as férias.

Eu, pelo que me diz respeito, embora já só sonhe com a escola e os meninos, ainda desejo aproveitar estes últimos dias de maior relax. Depois de uns dias na praia, restam-me apenas mais alguns para recuperar forças, pois o ano lectivo que aí vem vai ser dose! Pena é que já tenha que dedicar (das férias a que tenho direito) muito tempo à escola (quem me mandou ir para professora?!). Bem, salvam-se mesmo as crianças, de quem já tenho muitas saudades.

Para relaxar, deixo aqui a fotografia de um belo pôr-de-sol que tirei há dias na praia onde estive. Quem adivinhar em que praia foi tirada ganha um doce... Quem quiser, pode tentar adivinhar, mesmo que não seja da Malta.

Boa continuação de férias, para os que ainda as estão a gozar. Bom regresso ao trabalho, para os restantes.