terça-feira, 19 de agosto de 2008

Natalidade em Alcains 1964 - dados curiosos

Ainda tendo por base os registos de Baptismo na paróquia de Alcains, verifica-se que em 1964 4 1965 se baptizaram 104 crianças nascidas no ano de 1964.
Partindo do princípio que a maioria dos residentes em Alcains naquela era baptizou os seus filhos (quase de certeza nos primeiros dois anos de vida), os resultados não andarão muito longe da realidade. Actualmente há ainda a acrescentar pessoas nascidas em 64 e que mais tarde vieram para aqui viver ou regressaram do estrangeiro ou do ultramar.
Fazendo uma análise à taxa de natalidade, por meses, verificam-se alguns dados curiosos: o mês com mais nascimentos foi Setembro, com 18 crianças nascidas; em contrapartida, o mês que teve menor natalidade foi Abril, com apenas 3 nascimentos.
Nasceram mais crianças no Verão e no Inverno do que na Primavera ou no Outono. Em consequência, e partindo da premissa de que as crianças nasceram de tempo (nove meses de gestação), a taxa de fertilidade foi distinta ao longo do ano, como se pode observar no esquema que se segue.

Ocorreram menor número de gravidezes no 1º e no 3º trimestre do ano. O Outono e a Primavera foram mais férteis que o Verão ou o Inverno. O Mês de Dezembro foi o mais "produtivo". Sem querer extrapolar os resultados, nesta amostra parece que os solestícios influenciaram negativamente a fertilidade e os equinócios positivamente.
Tendo em conta que àquela época o controlo de natalidade era quase inexistente, os resultados acabam por ser curiosos. Tudo parece indicar que o próprio clima, para além do ritmo de trabalho sazonal, influenciavam o número de gravidezes e posteriores nascimentos.

Sem comentários: